Tempo de leitura: 5 minutos

Apresento aqui minha Salada de Rúcula. Escolhi dividir esta receita inspirada pelo vídeo do “Nutrition Facts”: “Choque de Cultura: questionando a eficácia e segurança dos Probióticos”.
Nesta salada uso alho crú, que é fonte de prebióticos. Os prebióticos funcionam como alimento para as bactérias boas, os probióticos. Você poderá saber mais sobre estes últimos no vídeo que mencionei acima, clique aqui.
A inspiração deve ter ocorrido porque muito se fala dos probióticos, mas não dos prebióticos que são fundamentais para manter nosso organismo saudável, atuando na estimulação e ativação do metabolismo das bactérias boas no nosso trato intestinal. São verdadeiros “promotores de vida”. Além do alho crú, outros alimentos fontes de prebióticos são: cebola crua ou cozida, alho poró, aspasgos, banana verde (biomassa de banana verde), semente de linhaça, aveia, cevada, farelo de trigo, maça e raiz de chicória.
De forma bem simplificada, os prebióticos são fibras, mas nem todas as fribras são prebióticos. Contudo, todas as fibras que ingerimos através dos alimentos vegetais integrais são também importantíssimas para absorção de nutrientes e saúde do nosso sistema digestivo, o que refletirá na nossa saúde como um todo.
Então, considere também incluir na sua alimentação mais verdes, quinoa, avocado (veja a receita que postei aqui), figos, coco, frutas vermelhas, quiabo, ervilhas, feijão preto, lentilhas, chia, castanhas, grão de bico, alcachofras, que são algumas opções de alimentos ricos em fibras.
Estas listas de alimentos e seus benefícios me levam sempre para uma simples conclusão: precisamos ingerir comida de verdade. Precisamos do alimento integral, sem processamento, de acordo com a sua sazonalidade, o mais fresco possível, preferencialmente que você saiba a procedência. Esta será sempre a melhor opção para a absorção dos nutrientes que precisamos e promoção de uma saúde ótima!
Convido você após assistir ao vídeo sobre probióticos do Nutrition Facts que sugiro aqui a refletir sobre como você pode extrair de uma alimentação natural, diversificada e integral o que seu corpo necessita para ser saudável. Lembre-se que a legenda em português está disponível para este vídeo. Basta clicar em settings (configurações) no canto inferior direito do vídeo e clicar na opção subtitles (legendas) para escolher o Português.
Comente aqui embaixo sobre suas reflexões, assim como, sobre o que achou deste post, se foi últil, se aprendeu algo novo, se te inspirou, enfim, quero saber sua opinião sobre este tema. Gratidão e Saúde!
Sempre consulte seu médico e/ou nutricionista.
Receita: Salada de Rúcula com Alho
Ingredientes
1 molho de rúcula 250g de quinoa cozida 1 pepino pequeno cortado em cubos 150g de melão cortado em cubos 2 a 3 dentes de alho amassados conforme seu paladar Suco de 1 limão 4 colheres de sopa de Azeite extra virgem 1 pitada de Sal marinho ou a gosto Ervas que goste a gosto Pimenta do reino a gosto Sementes de girasol e Chia a gosto 1 colher de sopa de balsâmico puro vegano Todos os ingredientes preferencialmente orgânicos e higienizados.
Modo de preparo
Quinoa Lave a quinoa e deixe-a de molho de um dia para outro - 8hs. No dia seguinte, escorra a água, descartando-a e lave bem a quinoa. Fazemos isso para remover a saponina e neutralizar antinutrientes. Caso não tenha deixado de molho, pelo menos lave bem a quinoa para remover a saponina que é responsável pelo gosto amargo que as vezes percebemos na quinoa. Ferva uma quantidade de água que irá cobrir a quinoa em uma panela com bom diâmetro (ficará mais fácil para soltar com o garfo quanto pronta). Acrescente a quinoa lavada na água fervente, com uma pitada de sal marinho (ou sal a gosto) e outras ervas que goste. Cozinhe por 8 minutos em fogo médio para baixo, desligue o fogo, tampe e deixe a água secar. Após 5 minutos, verifique se a água secou, use um garfo para "soltar" a quinoa. Destampe e deixe esfriar.

Pode deixar mais tempo a tampa caso a água não tenha sido completamente absorvida. Eu gosto da quinoa solta. Se deixar cozinhar por mais tempo ou mesmo que não esteja cozinhando mas esteja com a panela tampada, pode ser que sua quinoa fique mais como uma "papa". Então, preste atenção no tempo. Caso sua quinoa não tenha ficado de molho por 8hs, pode ser que o tempo de cozimento seja de 12 a 15 minutos sempre em fogo médio para baixo e observando. Para esta receita, o ideal é que fique mais soltinha mesmo. Molho de alho Amasse os dentes de alho, bem amassadinhos. Acrescente o suco do limão, 3 colheres de azeite de oliva extra virgem e a pimenta do reino a gosto e misture bem. Montagem Em um recipiente para salada insira a quinoa, em seguida o pepino e melão misturando delicadamente com um garfo. Acrescente parte do molho de alho e misture. Acrescente a rúcula misturando-a aos outos ingredientes, reservando algumas folhas para decorar no topo. Regue o top com o restante do molho de alho, salpique as sementes de girasol e de chia. Para finalizar misture a colher de sopa de azeite de oliva extra virgem que sobrou com a colher de balsâmico, regue delicadamente sua salada. Pronto! Aproveite! E claro, me conte aqui nos comentários o que achou! Gratidão & Saúde! Dica: Sempre leia os rótulos dos produtos que adquire. O balsâmico pode conter ingredientes de origem animal como por exemplo o colágeno.

Sempre consulte seu médico e/ou nutricionista.
Fontes:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3705355/