Tempo de leitura: 6 minutos
“Na Feira com Patricia” será um espaço para falar sobre a minha experiência e as receitas que preparo com ingredientes comprados na feira, o que acredito que poderá inspirar você na sua cozinha plant-based!
Amo a experiência da feira, aqui nos EUA, “farmers market”. Gosto de ver, tocar e sentir o cheiro dos vegetais, frutas, temperos, ervas, flores, pães artesanais e tudo o mais disponível por lá.
Gosto acima de tudo, do fato de poder conversar com quem produziu aquele alimento que irei comprar e que irá me alimentar. Gosto das histórias que envolvem o plantio, o processo, a colheita, a distribuição. Adoro descobrir mais fazendas próximas a mim. Aprendo sobre o que eu não sei e exercito minha criatividade para criar receitas diferentes, experimentando o novo.

Apoio o pequeno produtor local. Eu sei que as vezes na feira existem os grandes produtores também, por isso recomendo que procure por feirinhas menores de orgânicos por exemplo no seu bairro ou região, pesquise na internet e localize estes locais. Vá lá e descubra pequenos produtores, que aí no Brasil, podem estar bem mais próximos do que você imagina, e, um sítio por exemplo.
Comprando de produtores locais, os produtos estarão frescos, não terão viajado dias e até mesmo semanas para chegar até você.
Quero explorar aqui a questão da sazonalidade do alimento. Quando estamos na feira, fica mais evidente o que está “na época”, certo? O que é melhor para a nossa saúde, para a economia e o meio ambiente. Comer sazonalmente significa acessar mais sabor e uma maior disponibilidade de nutrientes no alimento.
A densidade nutricional das frutas e legumes começa a diminuir assim que são colhidas, então comprar na feira (ou produtor) local o alimento da estação, significa que você irá comer frutas e vegetais que não tiveram tempo de perder seu sabor ou benefícios nutricionais pelo fato terem sido transportados e armazenados as vezes por longos períodos até chegar a você. Dê preferência aos alimentos locais e sazonais, sua saúde vai se beneficiar muito. A economia local também agradece, já que estará apoiando o pequeno produtor e ajudando a girar e manter o negócio, reduzindo os custos com transporte e armazenamento, o que também contribui para um menor impacto ambiental em uma cadeia que respeita o tempo dos alimentos.
As milenares, Medicina Chinesa e Ayurveda consideram a alimentação sazonal fundamental para uma boa saúde, física e emocional. Os alimentos da temporada podem ajudar nosso corpo a enfrentar os desafios da época do ano em questão. Assim como também consideram que a energia dos alimentos tem um impacto físico, mental e espiritual sobre nós. Sendo muito importante, respeitar e aproveitar os ciclos dos alimentos, da natureza.
Agora vamos falar da minha experiência com produtores locais neste final de semana que passou.

No sábado passado, fui colher meus morangos. Aqui nos EUA na costa leste, estamos na temporada de morangos… fui até uma fazenda que não utiliza pesticidas então, enquanto colhia, provava alguns também. Enchi um baldinho de morangos… chegando em casa preparei uma salada que você verá a receita abaixo e reservei outros para fazer geléia que também postarei a receita por aqui. O restante congelei para fazer vitaminas e sorvete! Irei dividir e postar por aqui tudo o que for fazendo com os morangos. Acompanhe…

Os morangos são uma fonte riquíssima de vários antioxidantes! Os antioxidantes retardam a ocorrência do estresse oxidativo, que é responsável pelo processo de envelhecimento e formação da maioria das doenças, incluindo câncer, doenças cardíacas, diabetes e distúrbios neurológicos.
Embora os radicais livres estejam presentes em todos nós e um fenômeno que ocorre naturalmente, comer alimentos como morangos, ricos em antioxidantes, ajuda a neutralizar seus efeitos prejudiciais, reduzir a inflamação e retardar o processo de envelhecimento.

Também fui ao “farmers market” (feira) onde encontramos diversos produtores locais com verduras, legumes e frutas fresquinhos e na sua maioria opções orgânicos…
Achei um vegetal que não conhecia e está na em sua época agora! O “kohlrabi”, com gosto parecido com uma mistura de repolho/brócolis/nabo e consistência de maçã. O “kohlrabi” é refrescante e podemos comê-lo crú, salteado, assado, cozido, na verdade como quiser… é super versátil. Eu fiz uma salada.
O Kohlrabi é da família do repolho, kale, brócolis, couves, nabo, rúcula, e outros, ou seja, da família das crucíferas!!! Que eu amo e o Dr, Michel Greger também! Veja aqui para saber mais sobre os vegetais crucíferos e os 12 alimentos sugeridos para consumo diário por serem super saudáveis.
O Kohlrabi é fácil de preparar e é todo comestível, incluindo suas folhas. É um dos alimentos que mais contém vitamina C, também é rico em fibras! Contém ainda potássio, folato, fósforo, cálcio e outras vitaminas e minerais. O conteúdo fitoquímico da kohlrabi pode ajudar a combater o câncer, diabetes e colesterol alto e pressão alta.

Creio que não encontrará este vegetal no Brasil (mas se encontrar me conte!). Minha intenção aqui é te inspirar a ir para feirinha e achar algo novo e/ou que nunca tenha experimentado e com isto, criar um prato delicioso. Desta forma, realize as substituições necessárias.
Para você que mora aqui nos EUA, procure pelo “kohlrabi” que você encontrará em três cores, verde claro, branquinho e roxo e tem uma forma exótica e linda! Além de ser um super alimento! Experimente e me conte!
Fontes:
https://draxe.com/strawberry-nutrition/

Salada Antioxidante e Anti-inflamatória de Morangos e Kohlrabi
Com os morangos super frescos e deliciosos e as compras do “Farmers Market” do sábado que passou fiz uma saladona incrível, antioxidante, Riquíssima em Vitamina C e Fibras! Veja a receita aqui!
Ingredients
- Ingredientes
- Todos os ingredientes devem ser lavados inclusive os orgânicos.
1 "Kohlrabi" em cubos (substituir por nabos, couve-flor ou repolho branco, conforme sua preferência)
2 hastes de aipo cortados em fatias finas
150g de morangos cortados em fatias
1 laranja cortada em 8 pedaços
200g de folhas de rúcula (eu usei uma kale da época)
150g Microverdes (microgreens)
50g de folhas de Hortelã picadas
Suco de 1/2 Limão Siciliano
Instructions
-
Preparo
Distribuir em 2 Bowls grandes os ingredientes. Conforme a foto. Por cima salpique l suco de limão e distribua o "Cream Cheese de Castanhas de Cajú. Veja aqui a receita para o "Cream Cheese de Castanhas de cajú". Aproveite.
-
Serve 2 porções.