Tempo de leitura: 6 minutos
Hummus Colorido
Esta receita faz parte do meu Guia Plant-based para Iniciantes.
Hummus (que tem várias grafias) é uma palavra árabe que significa “grão-de-bico”. Prato popular no Mediterrâneo, Oriente Médio e Leste da Índia, rápido e fácil de fazer, bem como delicioso e cheio de nutrientes. Excelente para mergulhar o pita (pão sírio), torradinhas e vegetais crus ou cozidos. Para um lanche saudável e saboroso ou para compor seu “bowl” de almoço ou jantar! Ou ainda no café da manhã! Sim! Com vegetais, no pão ou na tapioca! Experimente!
Dica: Adicione beterraba para um hummus roxo, salsa para um verde ou páprica para um hummus laranja!

Ingredientes
2 xícaras de grãos-de-bico cozido (ver sobre o cozimento abaixo), reserve o líquido do cozimento. Alternativamente, você pode utilizar os grãos-de-bico em lata. Preferencialmente sem sódio e orgânico. Aqui nos EUA encontramos também embalagens BPA Free. BPA que também é encontrado em enlatados…
½ xícara de tahini orgânico se possível (pasta de sementes de gergelim)
¼ xícara de azeite extra virgem, e mais um pouco a gosto para regar o hummus pronto
2 dentes de alho descascados
Sal marinho e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de cominho moído (e mais um pouco para decorar se quiser)
Suco de 1 limão
1 colher de sopa de páprica para misturar ao hummus e mais um pouco para polvilhar e enfeitar (opcional para “hummus de laranja”)
Um punhado de folhas frescas de salsa picada com as mãos (opcional para “hummus verde” e também pode usado para enfeitar o hummus – bem picadinha e salpicada por cima)
½ beterraba média (assada, cozida ou crua conforme sua preferência, opcional para hummus roxo)
1 punhado de “pinoli” para decorar (opcional)

Preparo do Hummus
No processador (ou liquidificador) arrume o grãos-de-bico e por cima os outros ingredientes, adicione um pouco da água reservada do cozimento (se esqueceu ou jogou fora, utilize água filtrada).
Inicie o processamento e vá adicionando mais água se for necessário até obter uma consistência bem cremosa.
Você também pode experimentar colocar os ingredientes em uma determinada ordem … eu por exemplo as vezes processo o suco de limão + tahini e depois adiciono os outros ingredientes.
Outras vezes processo os grãos-de bico com um pouco de sua água de cozimento e somente depois de alguns minutos adiciono os outros ingredientes.
O azeite muitas vezes vou adicionando conforme processo os outros ingredientes. Experimente e ajuste o tempero se desejar mais alho, suco de limão, pimenta ou sal.
Sirva regado com azeite e polvilhe com um pouco mais de cominho, páprica ou salsa para decorar. Vegetais vão muito bem com hummus! Experimente! Batata doce, cenoura, aipo, brócolis e outros.

Protocolo SOS FREE: Como eu tenho seguido o protocolo SOS FREE (Sugar, Oil and Salt Free – Sem Açúcar, óleo e sal) eu tenho feito esta mesma receita, sem azeite e fica muito delicioso! Você pode ajustar com um pouco mais de suco de limão ou água do grão de bico. O sal marinho tenho adicionado ao final, já para servir e sem exageros. Alguns médicos recomendam este protocolo para prevenção de doenças diversas, incluindo Dr. Michael Greger do nutritionfacts.org para o qual trabalho como voluntária, ajudando a divulgar informação sobre alimentação plant-based com base científica. A edição brasileira do livro deste médico incrível que faz um trabalho lindo, já está disponível para compra! Veja neste link aqui.
Para cor laranja: adicione 1 colher de sopa de páprica e processe bem com os outros outros ingredientes.
Para cor verde: adicione folhas de salsa fresca e processe bem com os outros ingredientes.
Para cor roxa: adicione a ½ beterraba (assada, cozida ou crua) e processe bem com os outros outros ingredientes, decore com “pinoli” para servir (opcional).

Cozimento dos Grãos-de-bico
Antes de cozinhar os grãos-de-bico, deixo-os de molho por pelo menos 24 horas. Instruções: Lavar os grãos em água corrente. Colocar os grãos em um recipiente com água filtrada (pode ser água morna ou não) e algumas gotas de limão, troque a água 2x. Antes de cozinhar, lave-os e e enxague-os bem. Cozinhe em água filtrada (água nova) em uma panela, por 1 a 3 horas, até ficar macio. Remova a espuma do cozimento que se forma por cima. Se utiliza panela de pressão, também pode ser uma opção para cozinhar os grãos.
Para algumas pessoas o procedimento de deixar os grãos de molho pode torná-los mais fáceis de digerir. Tudo depende da sua bio-individualidade e recomendo que se observe e anote como se sente antes e depois de comer feijões/grãos. Sobre
a questão de deixar de molho para neutralizar antinutrientes, como os fitatos, já temos informação científica de que estes
na verdade podem atuar nos protegendo de várias doenças, inclusive o câncer.
Clique aqui para saber mais sobre os fitatos e câncer. Escolha a legenda em português no ícone da rodinha no canto inferior direito do vídeo. Eu sigo estudando sobre este tema, pois ao deixar os feijões de molho, diminuímos também outros ácidos, açúcares e enzimas causadoras de gases que não são interessantes para nossa digestão. Sugiro que pesquise, se informe e experimente para decidir o que seu corpo aceita melhor. E oriente-se com um profissional de saúde.
“Pro Tip”: A pele do grão-de-bico contém fibras, então sugiro mantê-la ao preparar seu hummus. Caso tenha um sistema digestivo sensível ou outra condição de saúde, remova a pele dos grãos-de-bico. Apenas esfregue os grãos suavemente com as mãos depois de cozidos. Remover a pele também pode fazer um hummus mais cremoso ainda…
Faça seu Hummus Colorido neste final de semana e me conte aqui nos comentários como ficou, ok?
Para mais receitas deliciosas, adquira meu Guia Plant-based para Iniciantes que contém 40 receitas veganas com ingredientes naturais e um mínimo de processados. Além das receitas você encontrará diversas dicas sobre o estilo de vida plant-based, ideias para sua transição ou aumento do consumo de alimentos baseados em plantas, como se organizar e planejar suas refeições e a importância de escutar e sentir o que o seu corpo quer e pede. Clique aqui para baixar as 10 primeiras páginas do guia grátis. Estas primeiras páginas contêm a parte introdutória do guia com a descrição das receitas, bio-individualidade, planejamento para compras e cozinhar, dentre outros.
Para comprar o Guia Plant-based clique aqui.
Para ver a página de vendas do Guia com todas as informações e presentinhos que você vai ganhar ao comprar o guia, clique aqui.
#goplantbased #govegan #plantbasedlifestyle #plantbasedcoaching #healthcoaching