Tempo de leitura: 4 minutos
Hoje fiz um workshop e falei sobre um exercício que utilizo com todas as minhas clientes de Health Coaching, o Diário de Alimentação, em inglês, “Food Journaling” que é muito eficaz para sabermos mais sobre a motivação e o impacto da alimentos sobre nós. Achei relevante escrever por aqui também sobre isto, explicando como fazer este exercício e seus benefícios.
[video_player type=”youtube” style=”1″ dimensions=”853×480″ width=”853″ height=”480″ align=”center” margin_top=”0″ margin_bottom=”20″ ipad_color=”black”]aHR0cHM6Ly95b3V0dS5iZS8tLWpMZ1BDUVJXQQ==[/video_player]
Antes um pouco sobre “Journaling”…
Eu adoro fazer diários. Registrar o dia a dia em um diário é saudável, já evidenciam estudos e pesquisas. Escrever sobre seus pensamentos, sentimentos, dúvidas, certezas, angústias, alegrias e o que mais quiser, é uma forma maravilhosa de arrumar as ideas, trazendo mais clareza. Também é relaxante e acalma a mente e coração. A repetição desta prática nos torna mais conscientes sobre nós mesmo, sobre nossas ações e fatos que ocorrem. E esta conscientização é o que precisamos para estarmos presentes em nossas vidas. Para viver de forma presente, sem estar preocupada com passado ou ansiosa com o futuro.
Se você passar a andar com o seu diário e anotar algumas vezes ao dia, como se sente naquele momento, observando e escrevendo sobre o que acontece com você e ao seu redor, irá cada vez mais ampliar sua consciência e presença. Faça este exercício anotando sua percepção sobre por exemplo sua respiração, ela está calma ou acelerada? Nota algum som ou cheiro onde está? O que vê ao seu redor? Coisas simples… suas mãos e pés, como se encontram neste momento? Eles estão em movimento ou parados?
Agora, faça o exercício com os alimentos, sentimentos e emoções que ingere. Veja abaixo minhas recomendações para o fazer o seu Diário de Alimentação:
- Determine um período de 7 dias onde irá registrar tudo o que consome, além de como se sente antes e após determinada refeição.
- Respire fundo por 3 vezes antes de iniciar as anotações em seu diário para centrar-se.
- No seu diário, começando pela manhã descreva como se sente neste determinado dia e horário. Quais são os pensamentos que estão ali com você. Sente fome? Siga anotando qualquer líquido ou sólido que consumir. 30 minutos após comer ou beber algo, registre novamente como se sente física e emocionalmente.
- Passe a seguir este ritual de respirar profundamente antes de escrever em seu diário de alimentação. E siga registrando todos os sentimentos, sensações, percepções, alimentos e líquidos que consumir.
- Você irá perceber depois de uns 2-3 dias como o simples fato de anotar o que come e bebe fará você mais consciente sobre suas escolhas. Você provavelmente começará a refletir mais antes de consumir determinado alimento. Se for o caso, anote isto também no seu diário.
- Você também começará a verificar uma conexão entre os alimentos e bebidas que consome com alguns sentimentos, emoções e estados. Registre.
- Após 7 dias de diário, faça uma revisão e reflexão profundas sobre suas anotações e escreva sobre isto também. Assim como sobre as suas descobertas e confirmações que provavelmente se manifestarão.
Pode ser que apenas em 7 dias, você deixe de consumir alguns alimentos e inclua outros na sua alimentação. O simples fato de perceber-se e trazer presença para como se sente antes e após suas refeições, pode abrir um caminho para mudanças positivas.
Você pode seguir com o diário pelo tempo que desejar. Eu fiz por muito tempo e descobri diversas coisas sobre a minha relação como os alimentos, que aos poucos fui modificando e melhorando, dentro do que era o ideal para mim.
Com o tempo, a prática do Diário de Alimentação vai fazer com que você tenha perfeita consciência sobre suas escolhas e suas respectivas consequências. O que antes de mais nada nos traz liberdade e tranquilidade. Você passa a controlar o que come, e os alimentos deixam de te controlar. E isto por si só pode ser o que você precisa para iniciar uma mudança de estilo de vida. Experimente e me conte como foi aqui nos comentários.