Espiritualidade

Tempo de leitura: 4 minutos

espiritualidade

Oooooiiii, tudo bem?

Vou dividir aqui minhas reflexões sobre Espiritualidade. A prática espiritual é um dos 4 Alimentos Primários e faz parte da minha Dica 2 – Prática Espiritual e Física regulares para uma Vida Saudável.

Qual foi a última vez que você esteve com você mesma em silêncio? Qual foi a última vez que se REconectou com seu EU mais essencial?

Pergunto isso porque com a correria do dia a dia, afazeres mil, trabalho, compromissos, família, amigos, internet, etc… é normal no mundo de hoje, que você se esqueça de quem você é no seu íntimo e do que você faz parte.

Aí que pode vir aquela sensação de VAZIO. Você acha que falta alguma coisa na sua vida, segue com sua rotina mas no seu íntimo, descontente, e está sempre em busca de algo que você nem sabe o que é. Isto “falou” com você?

Da mesma forma, que Relacionamentos e Trabalho, sobre os quais já escrevi em artigos anteriores, a nossa Espiritualidade também é um dos 4 Alimentos Primários, segundo Joshua Rosenthal, fundador da IIN (Institute for Integrative Nutrition) e se você perde a conexão com você mesma, isto também impactará negativamente sua saúde.

Então recomendo muito que você “se busque” e se ache é claro…

No lugar de buscar incessantemente por coisas e pessoas – e não me entenda mal, pois coisas e pessoas são importantes também – que irão te trazer a felicidade, buque por você, reconecte-se com você, fique bem e feliz com você primeiramente. Mas como fazer isso?

Inicialmente é bom observar que a Espiritualidade que está em TUDO não é o mesmo que Religião. Isto sempre gera dúvidas e para dar um exemplo simples, você pode ter sua religião, participar dos encontros comunitários, atividades, rituais, prestar assistência ao próximo e ainda assim não estar conectada com você plenamente. Ou seja, você pode estar lá e não estar com você… sabe como é? Então, é preciso investigar isso… vai te fazer bem.

Mas então como fazer esta reconexão com você mesma?

Recomendo muito a Meditação, que hoje em dia tanto se fala, porque é justamente algo maravilhoso! Assim como a prática da Atenção Plena (Mindfulness) que na YOGA já se pratica há mais de 5 mil anos… então é preciso acima de tudo um resgate de você com você mesma. Um encontro seu com você, sabe?

Marque este encontro com o seu EU e fique em silêncio “com ele” por alguns minutos.

Se observe, se escute, escute sua respiração, preste atenção somente no momento presente e no que se encontra fazendo neste momento. Precisamos aquietar a mente… aquietar os pensamentos… deixar fluir… fluir energias…

Coloque uma música calma que goste, isto pode te ajudar neste encontro com você mesma, você também pode associar este encontro a aromas com velas, incensos ou óleos essenciais, escolha o que mais gosta. E fique lá respirando e se observando.

Você também pode marcar este “date” (encontro) em contato com a natureza, que é sempre um ótimo cenário para encontros deste tipo… barulhos do mar, da floresta, dos rios, da cachoeira, dos bichinhos, tudo isso pode ser sua trilha sonora… e já vem com todos os aromas naturais… love it!

Esta prática do encontro, contemplação e percepção de você mesma, sugerida acima, se feita regularmente, aos poucos se tornará um hábito saudável, dentro de um ritual gostoso, que te fará incrivelmente bem e te trará mais Saúde!

É uma forma eficiente para te tranquilizar, reduzir a ansiedade e o estresse que tanto podem impactar negativamente sua saúde e que em níveis descontrolados podem desencadear problemas sérios como a depressão, doenças cardíacas, obesidade, doenças do aparelho digestivo, alergias e outros.

A Espiritualidade está em TUDO, e nós fazemos parte deste tudo, somos o TODO. E por isso é tão importante reservar um espaço na sua vida para se reconectar com sua essência, com seu EU verdadeiro, se reconectando com o TODO.

Quando estamos nesta sintonia agradável, alinhadas com o TODO, com TUDO o que nos cerca, somos felizes, satisfeitas, TUDO faz sentido. A busca externa termina e nos nutrimos desta satisfação, desta tranquilidade, desta energia, desta alegria, desta paz e deste AMOR.

Busque-se internamente, garanto que você vai se achar.

Com muitas doses de Vitamina L(love).

Mil beijinhos,

Patricia Penna

p.s.: Este artigo te tocou? “Falou” com você? Me escreva…envie um email para patricia@patriciapenna.com ou comente aqui embaixo. Quero muito saber o que você pensa sobre isso. Eu mesma respondo todos os emails e comentários que recebo. 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *